quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

SubEstação de Alto Parnaíba

Ontem, às 9h, foi inaugurada a SubEstação de Alto Parnaíba. A obra é parte de várias providências que a CEMAR está tomando em conjunto com a CEPISA no sentido de melhorar o nível de tensão elétrica oferecido para as unidades consumidoras de Alto Parnaíba. Mas segundo informou à Promotoria o Sr. Cosme Cezário, Gerente da Unidade Técnica do Sul - CEMAR, no bojo do Inquérito Civil nº 08/2007-PJAP, a SubEstação ainda não acabará com as eventuais baixas de tensão nos horários de pico, entre as 18h e as 20h e 30min.

A SubEstação suporte que atende Alto Parnaíba continua em Elizeu Martins/PI e a perda de tensão da linha, que até chegar a Alto Parnaíba passava pelas SubEstações de Bom Jesus, Gilbués, Redenção e Santa Filomena, continua. A única diferença é que agora, antes de a linha chegar à SubEstação de Santa Filomena, há uma bifurcação que a divide entre aquela cidade e nosso Município. A partir daí a nossa linha segue agora para a nossa SubEstação. Só houve então a supressão de uma SubEstação, que foi substituída pela SubEstação local.

Mas mesmo sendo pequena a mudança, os técnicos me garantiram que a tensão deve melhorar um pouco porque o transformador de Santa Filomena que deveria baixar a tensão de 34,5kv para 13,8kv tinha uma potência de tão-somente 1MVA. O de Alto Parnaíba tem potência de 5MVA. Isso significa que o nível de perda de tensão aqui agora será bem menor.

Para entender melhor, vale explicar que a tensão elétrica que deve chegar aos postes da ruas deve ser de no mínimo de 13,8kv para que o transformador de rua a converta ao nível que oscile entre 201v e 229v, níveis exigidos pela ANEL, e assim seja repassa às casas. Em razão da sobrecarga de demanda do transformador de Santa Filomena, que atendia Alto Parnaíba, essa tensão acabava chegando a menor nos postes, que consequentemente repassavam uma tensão abaixo do ideal para as unidades consumidoras (casas), na ordem 187,7v a 200,1v, no horário de pico. Isso deve melhorar agora, como de fato já tenho constatado ontem e hoje à noite.

Mas, segundo a CEMAR e a CEPISA a obra que melhorará mais ainda o nível de tensão local será a energização de uma nova linha de transmissão entre Elizeu Martins e Bom Jesus, que atenderá Alto Parnaíba. A sobrecarga que hoje é suportada por uma linha de transmissão será dividida por duas, o que melhorará a tensão elétrica em todos os municípios atendidos pela rede. A energização dessa linha está prevista para até o dia 31 deste mês e não mais para o dia 15, como anunciado na postagem "energia: o velho problema".

Depois disso a CEMAR começará a fazer um levantamento da distruição da demanda por transformadores nos postes de Alto Parnaíba para identificar possíveis sobrecargas para redimencioná-la de forma a melhorar de vez o nível de tensão oferecido. Esse processo deve iniciar em janeiro e concluído até julho de 2008, segundo informações do Gerente da CEMAR.

A Promotoria de Justiça ouviu o Gerente da CEMAR e requisitou uma aferição de tensão elétrica por uma semana em vários pontos da cidade para verificar se a baixa e oscilação de tensão ainda está acontecendo em horários de pico para, com base no relatório da CEMAR, poder avaliar a possibilidade de arquivar o Inquérito Civil nº 08/2007-PJAP que tramita nesta Promotoria e que trata do problema ou de propor a devida ação civil pública em caso de verificar que o problema está persistindo.