segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O exemplo de Timbiras

Dr. Edílson Santana
Promotor de Justiça de Timbiras

Há duas semanas vi uma matéria em programa jornalístico local em que noticiava a atuação do colega Edílson Santana, Promotor de Justiça de Timbiras/MA, junto à zona rural daquela comarca.

Em iniciativa semelhante ao nosso "Fórum Permanente de Defesa dos Interesses Coletivos", o Dr. Edílson vai às comunidades rurais colher da população as reclamações de interesse coletivo para tentar resolvê-las junto ao Poder Executivo municipal ou perante outros responsáveis pelos problemas detectados. A título de exemplo, a reportagem pontuou a falta de água e de escolas em um povoado de Timbiras, problemas constatados in loco pelo Promotor, que disse que tomaria as seguintes providências: iria fazer contato com a Prefeitura para tentar resolvê-los informalmente e, só em caso de insucesso, instauraria o procedimento adequado para exigir a solução via compromisso de ajustamento de conduta ou ação civil pública.

Exemplos como o do colega Edílson Santana só dignificam o Ministério Público. Não é possível ainda conceber hoje a atuação encastelada do Promotor de Justiça, que não vai aonde o problema está e que não se permite sentir de perto a aflição daqueles a quem deve servir enquanto defensor da coletividade.

Parabéns, Dr. Edílson Santana!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Exemplos como este merecem ser seguidos.

José Márcio disse...

Cara Dailma,
Esta é só mais uma ferramenta na promoção de um Ministério Público realmente social e que ande de lado com os reais interesses da comunidade.
Grato pelo elogio.
À sua disposição sempre,
Zé Márcio.

Anônimo disse...

É uma pena que o povo não se mobiliza para apoiar o Promotor, que não tem respaldo público