sexta-feira, 27 de junho de 2008

Saudades sempre...

Caríssimos altoparnaibanos,

Trago hoje minha última manifestação neste blog.

Este endereço eletrônico foi criado com o objetivo de se tornar um elo eficiente entre o Ministério Público e a sociedade de Alto Parnaíba e durante exato um ano que estive à frente desta Promotoria ele cumpriu o seu papel. Aqui foram postados assuntos de interesse de toda a comunidade, divulgados projetos e ações do Ministério Público em Alto Parnaíba, artigos jurídicos, informações sobre a comarca, além de ter também inaugurado dois espaços virtuais inéditos no Parquet maranhense: o cadastro de movimentação de procedimentos e um ícone para representações via internet. No primeiro, a comunidade e o Conselho Superior do Ministério Público puderam acompanhar em tempo real as deliberações e conclusões prolatadas por mim nos procedimentos administrativos que tramitavam na Promotoria; e no segundo, a comunidade pôde representar ao Ministério Público acerca de qualquer interesse coletivo lesado e que demandasse a nossa atuação, sem ter que se deslocar até a Promotoria.

Enfim, este blog cumpriu o seu desiderato e mais do que isso, tornou-nos mais cúmplices do nosso próprio destino em Alto Parnaíba, fazendo-nos mais unidos na construção da cidade onde desejávamos viver.

Hoje chego ao ocaso de minha passagem por essa terra e é preciso dizer adeus!
A propósito, quando de meu discurso de despedida da comarca de Urbano Santos, disse que tinha certeza que quando de Alto Parnaíba partisse, sertir-me-ia da forma como me sentira naquele momento de despedida: morrendo um pouco.

Mas em minha despedida de Alto Parnaíba me senti um pouco mais do que isso. Naquele nosso último contato, na palestra que proferi na Câmara Municipal em 21 de fevereiro, um dia antes de entrar de férias, mais do que estar morrendo um pouco, senti-me deixando a comarca onde mais tive prazer de ser Promotor de Justiça.

Nossa sintonia foi tão perfeita que naquele dia anunciei a palestra uma só vez na rádio, fazendo questão de não dizer o tema antecipadamente, e quando chegou a hora estavam todos vocês lá: trabalhadores rurais, fazendeiros, advogados, assistentes sociais, classe política, religiosos, comerciantes, jovens, idosos, enfim, todos os representantes do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada. E longe de falar sobre Direito como nas outras vezes, abri meu coração para passar-lhes impressões minhas sobre os sentimentos mais caros ao homem: ética, solidariedade, amizade, paciência, tolerância, amor, perdão e justiça.

Abri meu coração e me desvelei a vocês como a um amigo íntimo: sem medos. Fi-lo em tom de despedida porque desconfiava que aquele momento poderia ser a última oportunidade de estarmos juntos em minha vida.
Caríssimos,

Antes de ir para Alto Parnaíba conversei com alguns colegas que por aí passaram e todos eles – Marco Aurélio, Coroba e Laert – me falaram dessa terra com a voz embargada pela emoção da lembrança. Não entendi no momento, mas hoje também não consigo falar de Alto Parnaíba de forma diferente, sem deixar de me emocionar. Sinto-me integrante de um rol especial: o dos "Promotores do Alto Parnaíba". E só entenderá esse sentimento quem um dia fincar os pés nessa terra e sentir no corpo as águas do Parnaíba ainda virgens, alheias ao homem, sem ainda entender para onde e porque correm.
Mas uns ciclos se fecham para que outros se abram. O meu, ou melhor, o nosso fechou-se em 23 de maio de 2008.
Só tenho a agradecer a Deus pelo aprendizado e pela experiência de ter servido ao povo mais afastado da capital maranhense, de ter levado a mensagem do Ministério Público a uma gente tão sofrida, mas trabalhadora, educada e empreendedora.
Espero e desejo imensamente que o destino de vocês seja coroado de imenso júbilo e que saibam fazer as escolhas certas.

Muito obrigado por tudo!

Adeus Alto Parnaíba... ou até logo – quem sabe!

Estarei na Promotoria de Barreirinhas sempre disponível através dos seguintes contatos:
Telefax: (98) 3349-1114
E-mail: jmarcio_alves@terra.com.br

Saudades sempre,

José Márcio Maia Alves
Promotor de Justiça de Barreirinhas

Um comentário:

BLOG FOLHA MISTURA TOTAL disse...

Como filho desta terra, agradeço pelas palavras. Um abraço de todos desta cidade.